(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE defende livre-comércio contra protecionismo dos EUA


postado em 19/10/2018 13:53

A União Europeia lançou nesta sexta-feira um apelo pelo livre-comércio, em uma clara referência às políticas protecionistas de presidente americano, Donald Trump, durante uma cúpula em Bruxelas com líderes de 21 países da Ásia e Rússia.

"A cúpula mostra que os países da Europa e Ásia, que querem um comércio global baseado em regras, se reúnem aqui para se comprometer com o multilateralismo, que é um sinal importante", disse a chanceler alemã Angela Merkel, à imprensa.

O vice-chanceler da China, Zhang Jun, ressaltou o consenso entre a Europa e a Ásia sobre "a necessidade de proteger as organizações comerciais que respeitam as normas e leis internacionais".

Os europeus buscam aliados para tentar combater os ataques de Trump à Organização Mundial do Comércio (OMC), cujas regras são consideradas excessivamente restritivas por ele, em um contexto de comércio frágil trégua entre a UE e os Estados Unidos.

Paralelamente à cúpula desta sexta-feira, a União Europeia deve assinar um acordo comercial com Singapura, três meses após o ambicioso acordo de livre-comércio assinado com o Japão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)