(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pompeo chega a Ancara para abordar caso de jornalista saudita desaparecido


postado em 17/10/2018 06:00

O secretário de Estado americano Mike Pompeo desembarcou nesta quarta-feira em Ancara, procedente da Arábia Saudita, para abordar com as autoridades turcas o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi em Istambul.

Pompeo se reunirá com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e com o ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.

O desembarque do chefe da diplomacia americana coincide com a publicação na imprensa turca de revelações segundo as quais o jornalista foi torturado e assassinado por agentes sauditas no consulado de seu país em Istambul no dia 2 de outubro.

Pompeo afirmou mais cedo que os dirigentes sauditas não excluirão ninguém da investigação do desaparecimento do jornalista.

Os líderes sauditas "prometeram exigir explicações de todas as pessoas cuja investigação indique que devem prestar contas", declarou Pompeo a jornalistas antes de viajar para Ancara.

Ao ser questionado se este compromisso envolveria até os membros da família real saudita, Pompeo respondeu: "Não fizeram qualquer exceção sobre quem deverá prestar contas e foram muito claros".

"Foram muito claros", insistiu Pompeo. "Compreendem a importância deste problema, estão decidido a seguir até o fim das investigações".

Pompeo foi enviado em caráter de urgência a Riad pelo presidente americano Donald Trump para reuniões com os governantes sauditas sobre o desaparecimento do jornalista saudita, um caso que tem grande repercussão mundial.

Em Riad, Pompeo se reuniu com o rei Salman e com seu filho, o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman.

Jamal Khashoggi - um jornalista crítico do poder saudita e que trabalhou para o jornal The Washington Post - se apresentou ao consulado da Arábia Saudita em Istambul no dia 2 de outubro e desde então está desaparecido.

Segundo funcionários turcos, o jornalista, exilado nos Estados Unidos desde 2017 e uma "pedra no caminho" do príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, foi assassinado no consulado por agentes de Riad.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)