(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Venezuela liberta quatro militares acusados de planejar golpe contra Maduro


postado em 11/10/2018 19:12

Quatro militares venezuelanos foram libertados nesta quinta-feira após cumprirem pena por participar de um suposto plano para derrubar o presidente Nicolás Maduro em 2015, informaram seus defensores.

Um dos antigos oficiais, Ricardo Antich, cumpriu a totalidade da pena, enquanto os demais tiveram redução por admitirem sua participação no complô, disse à AFP o advogado Alonso Medina Roa.

"Jamais deveriam ter sido presos", declarou no Twitter a ONG Foro Penal, dedicada à defesa dos presos, ao confirmar a libertação de Antich e dos antigos tenentes Pitter Moreno, Luis Lugo e Carlos Esqueda, "condenados pelo suposto golpe azul".

Por este caso, cinco militares e três civis foram condenados a penas de entre três e dez anos de prisão.

Maduro denunciou em fevereiro de 2015 um "plano golpista" promovido por setores da oposição e financiado pelos Estados Unidos, que chamou de "golpe azul", em referência à cor do uniforme da aviação militar venezuelana.

O departamento americano de Estado qualificou então de "ridículas" as acusações.

O Foro Penal afirma que há 67 membros da Força Armada presos por razões políticas, enquanto o especialista em temas militares Rocío San Miguel, da ONG Controle Cidadão, informa cerca de 250 detenções de militares no último ano e meio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)