(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspensa ameaça de tsunami por terremoto em Papua-Nova Guiné


postado em 10/10/2018 23:06

Um terremoto de sete graus de magnitude sacudiu nesta quinta-feira a ilha de Nova Bretanha em Papua-Nova Guiné, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), provocando um alerta de tsunami posteriormente suspenso.

O alerta para ondas menores que 0,3 metro nos litorais de Papua-Nova Guiné e das ilhas Salomão foi suspenso pouco tempo após o tremor.

Um porta-voz do centro de gestão de catástrofes de Papua-Nova Guiné em Port Moresby disse que por enquanto não há informes sobre danos.

O forte tremor ocorreu às 20H48 GMT (17H48 em Brasília) a 40 km de profundidade, e teve seu epicentro 125 km ao leste da localidade de Kimbe, segundo o USGS.

Dois tremores de menor intensidade ocorreram imediatamente antes e depois do de maior magnitude.

O USGS indicou em seu site que havia uma "probabilidade baixa de que se registre vítimas ou danos" pelo tremor.

Mas advertiu que "os terremotos recentes na região provocaram efeitos secundários como tsunamis e deslizamentos de terra".

Papua-Nova Guiné fica no chamado Círculo de fogo do Pacífico, uma região de alta atividade sísmica pelas fricções entre as placas tectônicas.

Em fevereiro, um terremoto de 7,5 graus de magnitude sacudiu o interior montanhoso do país. O tremor isolou povoados inteiros e 125 pessoas morreram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)