Jornal Estado de Minas

Ao menos três mortos em forte terremoto na ilha indonésia de Java

Ao menos três pessoas morreram em um terremoto de seis graus de magnitude que sacudiu as ilhas indonésias de Java e Bali na madrugada desta quinta-feira, informaram as autoridades locais.

As três vítimas morreram esmagadas após o desabamento de suas casas no distrito de Sumenep, no leste de Java, indicou o porta-voz da agência nacional de desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

O terremoto provocou poucos danos, mas ocorreu de forma repentina e os falecidos "não tiveram tempo de sair de casa", explicou.

O terremoto ocorreu às 18H44 GMT (15H44 em Brasília) e seu epicentro foi situado a nordeste da ponta oriental de Java, a cerca de 40 km da ilha, a uma profundidade de 10,3 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Foi sentido em Denpasar, capital de Bali, ilha muito frequentada por turistas.

"Muito forte e durou bastante", disse uma mulher chamada Davy, que se refugiou no estacionamento de um hotel de Bali, não muito distante de onde o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial celebram suas reuniões anuais este ano.

Alguns hóspedes dos hotéis de Nusa Dua, ao sul da ilha de Bali, saíram brevemente às ruas depois de que o terremoto fez os edifícios tremerem.

"O tremor foi muito forte. Levantei-me imediatamente e levei os meus filhos para fora da casa", disse à AFP Ni Komang Sudiani.

O abalo também foi sentido em Surabaia, a capital de Java Oriental, situada a 200 km de Situbondo, a localidade mais próxima ao epicentro.

"Senti-o durante uns 10 segundos. As pessoas estavam dormindo mas acordaram ao sentir" o tremor, disse Tonny Akbar Mahendro à AFP.

O terremoto ocorre menos de duas semanas depois de um tremor de 7,5 graus de magnitude seguido de um tsunami que atingiu a ilha indonésia de Célebes, 1.000 km ao norte de Situbondo, e que deixou cerca de 2.000 mortos.

.