(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Negociações para cúpula com Kim estão avançadas, diz Trump


postado em 09/10/2018 19:18

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira (9) que as negociações para sua próxima cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, estão avançadas e que os possíveis locais para o encontro se reduziram a entre "três e quatro".

Segundo o presidente, a nova reunião com Kim "provavelmente" não será em Singapura, onde foi realizada a primeira cúpula histórica em junho para discutir um programa de desnuclearização para o país asiático e pôr fim às hostilidades entre Washington e Pyongyang.

Em relação à data, Trump disse que o encontro "não está longe". E acrescentou que "finalmente" poderá ser realizado em solo americano ou norte-coreano.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, se encontrou com Kim em Pyongyang na segunda-feira para afinar os detalhes da próxima reunião.

"Voltei ontem à noite da Coreia do Norte de uma viagem em que progresso real foi feito. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer e muito trabalho a ser feito, agora podemos ver uma maneira de alcançar o objetivo, que é a verificação da desnuclearização completa e final da Coreia do Norte", disse Pompeo a repórteres na Casa Branca.

"Em breve poderemos falar sobre quando o presidente se encontrará com ele, no que será a segunda cúpula" entre Trump e o líder norte-coreano, acrescentou.

"Acho que fizemos um progresso incrível", disse Trump nesta terça, referindo-se ao fato de que este ano não houve testes de mísseis ou nucleares, além da repatriação dos restos mortais dos americanos mortos na Guerra da Coreia.

"Não houve testes nucleares nem mísseis, e temos um relacionamento muito bom com o presidente Kim, o que é muito importante", assegurou o presidente americano.

"Ele gosta de mim, eu gosto dele, o relacionamento é bom", repetiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)