(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nikki Haley surpreende ao renunciar como embaixadora dos EUA na ONU


postado em 09/10/2018 14:42

A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, a mulher mais proeminente do governo de Donald Trump, surpreendeu a todos ao anunciar a sua renúncia nesta terça-feira (9).

O presidente e a política republicana deram a notícia diante de jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, sem dar explicações sobre os motivos e sem revelar o nome do sucessor.

Trump declarou que Nikki, que se juntou ao seu governo logo no início, "fez um trabalho fantástico". "Me disse há seis meses (...) que queria um tempo para descansar", acrescentou, sem descartar seu retorno "em algum momento", "talvez em outro cargo".

"Foi muito especial para mim", destacou, depois de chamá-la de "minha amiga" no Twitter.

Haley, de 46 anos, um dos membros mais populares da administração Trump, imediatamente negou ter ambições presidenciais.

"Não, não me candidatarei para 2020", disse, após declarar que foi uma honra estar na ONU. "Espero poder apoiar o presidente nas próximas eleições".

Ao saberem da notícia, alguns observadores especulavam que Haley estava tentando cortar todo laço com Trump para disputar um cargo em um futuro próximo.

"É muito importante que os funcionários entendam quando é o momento de se retirar. Dei tudo nos últimos oito anos e acho que às vezes é bom mudar", declarou Haley, que antes de se juntar ao governo de Trump foi a primeira governadora da Carolina do Sul (2011-2017).

Novata nas relações internacionais, rapidamente se colocou na linha de frente do cenário diplomático americano, onde foi elogiada por seus talentos políticos e por sua elegância. "Se veste para o cargo", costumavam dizer sobre a sua aparência impecável.

Mas desde que Rex Tillerson foi substituído no Departamento de Estado por Mike Pompeo, muito próximo a Trump, ela parecia mais retraída.

Haley é a mais recente renúncia em uma turbulenta Casa Branca, onde em menos de dois anos Pompeo já é o segundo secretário de Estado e John Bolton é o terceiro conselheiro de Segurança Nacional.

Sua renúncia ocorre a semanas das cruciais eleições legislativas de meio de mandato, nas quais os republicanos podem perder o controle do Congresso.

- Estrela republicana em ascensão -

Haley, filha de imigrantes indianos, tem sido considerada uma estrela em ascensão no Partido Republicano, tradicionalmente marcado por uma liderança branca e ávida por contar com minorias femininas e étnicas para ampliar seu atrativo eleitoral.

Nascida na Carolina do Sul como Nimrata Nikki Randhawa - Haley é seu sobrenome de casada -, foi eleita governadora em 2010 e chegou a criticar Trump por seus comentários sobre os imigrantes durante a campanha de 2016, antes de sua reconciliação política.

Na ONU, Haley se distinguiu por pressionar por uma linha dura contra Coreia do Norte, Irã, Venezuela e Nicarágua.

De Nova York também fez eco dos severos questionamentos de Trump à ONU. Justificou os cortes da ajuda internacional americana e, no início deste ano, sob a sua liderança, os Estados Unidos deixaram o Conselho de Direitos Humanos da ONU, o qual acusou de ser parcial com relação a Washington e Israel.

Haley tem sido uma crítica ferrenha do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a quem considera um ditador. Durante a última Assembleia Geral da ONU, mostrou uma conduta extremamente incomum para um diplomata de alto escalão ao se colocar junto de manifestantes venezuelanos opositores com um megafone.

Também criticou o governo de Daniel Ortega na Nicarágua, o qual acusa de seguir o "caminho" de Síria e Venezuela.

Conseguiu por duas vezes que a crise da Venezuela fosse discutida no Conselho de Segurança, que só debate casos que sejam uma ameaça à segurança e à paz no mundo; e em setembro aproveitou que os Estados Unidos presidiam o Conselho para convocar uma sessão sobre a Nicarágua.

Ambiciosa, decidida e direta, Haley já não incluía nesta terça-feira o título de embaixadora dos Estados Unidos na ONU em sua conta no Twitter, na qual tem 1,66 milhão de seguidores e costuma compartilhar fotos e situações de sua vida familiar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)