(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Seria Jair Bolsonaro o Trump brasileiro?


postado em 09/10/2018 10:42 / atualizado em 11/10/2018 11:10

Os dois chamam a atenção por sua retórica controversa e muitas vezes agressiva, foram acusados de serem misóginos e racistas, são inimigos da imprensa tradicional e sabem tirar proveito das redes sociais como poucos. Seria Jair Bolsonaro o Donald Trump do Brasil?


Com um discurso de defesa da família tradicional, valores patrióticos e o porte de armas para enfrentar a criminalidade, Bolsonaro obteve 46% dos votos nas eleições de domingo, 17 pontos à frente de Fernando Haddad (29%), que agora deve estabelecer alianças se quiser ter a chance de vencer no segundo turno, em 28 de outubro.


Uma ascensão meteórica para o ex-capitão do Exército e um deputado de 63 anos famoso por suas declarações explosivas, que é chamado de "mito" pelos admiradores.


Para João Feres Júnior, professor de ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado de Rio de Janeiro (UERJ), o fenômeno Bolsonaro tem muitas semelhanças com o do presidente americano.


"Eu acho que tem similaridades com o fenômeno Trump. Primeiro, as figuras, essa coisa midiática, histriônica, de um candidato que não sabe nada de política pública, que fala mal e que, de alguma forma, tem um carisma meio inexplicável que atrai particularmente um tipo de eleitorado. Eleitorado com tendências fascistas, que acha que a solução para os problemas sociais é a eliminação do outro, e não algo de convivência, de mútuo respeito", observa.


Mas seus eleitores também têm perfis diferentes. "Grande parte do eleitorado do Trump é de brancos pobres; no caso de Bolsonaro, o perfil de seus eleitores é mais integrado por pessoas de classe média e classe média alta branca. Os mais escolarizados, inclusive. Então, é tudo muito diferente".


- 'Outsider' -


"Bolsonaro representa uma série de sentimentos, de rejeição ao establishment e, neste sentido, é muito parecido com Trump", afirma, por sua parte, Guilherme Casarões, professor de Ciência Política e Relações Internacionais de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).


Mas o magnata americano não tinha qualquer experiência política, enquanto o ex-militar brasileiro ocupa um cargo de deputado desde 1991. Algo que não o impediu de se apresentar como um "outsider", porque, segundo ele, nunca teve poder no Congresso.


Bolsonaro conseguiu captar votos em um contexto de descrença em relação à política tradicional e forte rejeição popular ao Partido dos Trabalhadores (PT), que governou entre 2003 e 2016.


"Como outros partidos que deveriam representar alternativas ao PT estão fortemente ligados ao establishment, seus votos acabaram a favor do Bolsonaro", avalia Casarões.


- Rei das redes -


Outa diferença, afirmam os analistas, diz respeito à base das duas candidaturas.


O americano contava com a estrutura do poderoso Partido Republicano - e seu financiamento - na campanha de 2016, enquanto o brasileiro disputou pelo minúsculo Partido Social Liberal (PSL).


"Bolsonaro foi acolhido por um partido muito pequeno e fez campanha sem qualquer plataforma partidária, com pouco tempo de TV ou fundos partidários", explica Casarões.


Além disso, ele não pôde participar de eventos públicos desde o atentado com facada que sofreu em um comício no início de setembro.


Mas compensou essa ausência com o uso bem-sucedido das redes sociais: ultrapassa 7 milhões de seguidores no Facebook e 4,2 milhões no Instagram.


"Bolsonaro conseguiu o que nenhum outro candidato conseguiu, e isso já vem de muito tempo. Construiu sua campanha basicamente nas redes sociais, por meio do WhatsApp e do Facebook", exemplifica Casarões.


Trump utiliza permanentemente o Twitter como o principal meio de expressar suas opiniões, em uma rejeição explícita da mídia tradicional, que ele considera desonesta e injusta.


No caso de Bolsonaro - que também acusa a mídia brasileira de divulgar "fake news" -, sua principal arma de divulgação foi o Facebook, a rede mais utilizada no país, com 127 milhões de usuários ativos, mas, acima de tudo, o Whatsapp, com cerca de 120 milhões de usuários.


- "Trump é exemplo" -


O candidato à presidência do Brasil não esconde sua admiração pelo presidente dos Estados Unidos.


"Trump é um exemplo para mim. Sei da distância que nos separa, mas pretendo me aproximar dele, para o bem do Brasil e dos Estados Unidos, e é útil levar exemplos daqui para o Brasil", afirmou em outubro de 2017 durante uma viagem aos Estados Unidos.


Ele manteve conversas com investidores e brasileiros sediados naquele país.


Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ainda não conseguiu uma aproximação desejada com a Casa Branca.


Seu slogan de campanha "O Brasil acima de tudo" lembra o de Trump: "Tornar os Estados Unidos grandes novamente".


"Vamos nos aproximar das grandes nações, vamos fazer uma política externa sem preconceitos ideológicos", prometeu no domingo, depois de conhecer os resultados da votação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)