(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercados celebram 'clara vantagem' de Bolsonaro no primeiro turno


postado em 08/10/2018 19:42

Os mercados brasileiros comemoraram nesta segunda-feira (8) o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil, que deu ao candidato de extrema direita Jair Bolsonaro uma "clara vantagem".

O índice Ibovespa fechou com alta de 4,57%, a 80.083 unidades, após disparar 6% apenas 20 minutos após a abertura.

O dólar fechou a R$ 3,766, contra R$ 3,858 na sexta-feira, um fortalecimento de 2,44% da moeda brasileira

Os gráficos mostraram picos excepcionais no maior mercado acionário da América Latina depois que Bolsonaro obteve 46,03% dos votos no primeiro turno, contra 29,28% de Fernando Haddad.

As ações de empresas passíveis de privatização total ou parcial em um potencial governo de Bolsonaro - cuja política econômica ficaria a cargo do liberal Paulo Guedes - subiam com força. A Eletrobras ON teve alta de quase 17,3%, enquanto a Petrobras PN elevava 11,02%.

- Por que o mercado financeiro comemora? -

A confiança do mercado baseia-se essencialmente na promessa de Bolsonaro de nomear o economista liberal Paulo Guedes à frente de um "super ministério", que uniria as pastas de Fazenda, Indústria e Comércio e Planejamento.

Embora a "fragmentação" do Congresso represente um desafio para as reformas fiscais, a vitória de Bolsonaro o deixou com uma "clara vantagem" e "aumentou as chances de reformas pró-mercado", resumiu a consultoria Capital Economics em um relatório.

O economista André Perfeito, da corretora Spinelli, disse que o apoio dos mercados a Bolsonaro se baseia na perspectiva de "uma série de políticas de cunho liberal", que incluem "venda de ativos e cortes mais robustos dos gastos públicos".

Se Bolsonaro for eleito, Guedes terá a difícil tarefa de afastar o Brasil da recessão e melhorar os dados de desemprego, inflação, déficit fiscal e dívida pública.

- Comércio e privatizações -

Guedes é um liberal, e Bolsonaro, protecionista. Assim, a discussão sobre a abertura comercial só deve ocorrer em um possível governo.

"O Brasil, um país tremendamente protecionista, deverá discutir sua abertura comercial. Ele poderia se beneficiar de um acordo com a China, seu principal parceiro comercial", disse Ignacio Munyo, professor da Universidade de Montevidéu e consultor de negócios na assessoria internacional Grant Thornton International.

"Em termos de privatização, a discussão deve ir para uma visão mais geral sobre a eficiência das empresas", acrescentou.

Este debate estará em foco, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Brasil na semana passada de tratar "injustamente" empresas americanas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)