(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bélgica desarticula gangue que traficava migrantes


postado em 08/10/2018 14:36

A justiça belga anunciou nesta segunda-feira a desarticulação de uma gangue que traficava migrantes e que operava em Bruxelas.

Os criminosos transportavam sudaneses e eritreus para o Reino Unido, escondendo-os em caminhões refrigerados.

A Procuradoria de Bruxelas anunciou em comunicado a prisão de sete homens, cuja nacionalidade não especificou, "como autores ou co-autores de tráfico de seres humanos no âmbito de uma organização criminosa".

Das dez pessoas presas no domingo durante uma série de buscas, três foram libertadas.

A operação se deu após uma investigação iniciada no final de julho pela Polícia Judiciária Federal, depois da detenção de migrantes em situação irregular em Bruxelas.

Os investigadores suspeitam que o grupo criminoso organizava o transporte de "cerca de vinte pessoas por dia" por um valor entre 500 e 2.500 euros por migrante.

Partindo de um parque em Bruxelas, perto da estação central Garre du Nord, os candidatos à viagem ao Reino Unido tomavam o trem para uma estação no sul da Bélgica, de acordo com os investigadores.

Em seguida, deviam caminhar 15 quilômetros até um estacionamento na rodovia E411 (Bruxelas-Luxemburgo), onde embarcavam em veículos que os transportavam para portos da costa.

"A gangue escondia vítimas de origem sudanesa ou eritreia, muitas vezes em condições adversas e perigosas em caminhões (...) e até mesmo frigoríficos", segundo a Procuradoria.

A investigação segue aberta em busca de possíveis cúmplices.

Durante as buscas realizadas no domingo foram encontradas oito pessoas em situação irregular, "provavelmente esperando por uma transferência iminente".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)