(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Continuam as buscas na Indonésia após tsunami que fez mais de 1.640 mortos


postado em 06/10/2018 10:36

As equipes de resgate continuavam, neste sábado (6), as buscas na ilha indonésia de Celebes, onde temem a propagação de doenças pelos muitos corpos sob os escombros oito dias após o terremoto e tsunami que matou pelo menos 1.649 pessoas, de acordo com um novo balanço oficial.

As esperanças de encontrar sobreviventes diminuem, mas as autoridades ainda não suspenderam oficialmente as buscas. Estima-se que haja mais de 1.000 pessoas desaparecidas em Palu, uma cidade de 350.000 habitantes na costa oeste da ilha.

As equipes de resgate temem que sob os escombros de Petobo e Balaora, dois bairros de Palu completamente destruídos, existam numerosos corpos em decomposição.

"A maioria dos corpos que foram encontrados não estão completos e isso é um problema para os socorristas. Devemos prestar muita atenção para evitar qualquer contaminação", explicou Yusuf Latif, um porta-voz da agência nacional de busca e resgate.

O ministro da Segurança, o general Wiranto, declarou que as áreas mais afetadas deverão se tornar cemitérios coletivos.

"Devemos tomar uma decisão sobre quando parar as buscas por pessoas mortas. E então, teremos que decidir quando as áreas serão declaradas cemitérios coletivos", disse ele a repórteres na noite de sexta-feira.

No vasto complexo residencial governamental de Balaora, onde os prédios desabaram, soldados protegidos por máscaras escalavam os escombros que formam uma montanha de lama, tijolos e cimento.

"Não há sobreviventes aqui, só encontramos corpos", declarou o sargento Syafaruddin, perto das ruínas de uma escola islâmica.

Outros socorristas analisavam as imagens das câmeras de segurança do hotel Roa-Roa, reduzido a nada, para tentar adivinhar onde seus clientes poderiam estar enterrados.

Milhares de sobreviventes continuam a deixar Palu, onde os hospitais estão sobrecarregados e carecem de tudo, para ir às cidades vizinhas. A ONG Medical Project HOPE explicou que apenas dois de seus 82 funcionários em Palu puderam se apresentar desde o terremoto.

"Ainda não sabemos o destino dos médicos, enfermeiros e técnicos que costumam trabalhar na clínica".

Quatro bebês nasceram em um hospital flutuante administrado pela Marinha da Indonésia e atracado em Palu, informou a mídia local.

- O calvário de Palu -

A polícia, que inicialmente havia permitido o saque de lojas para os sobreviventes, deixou de tolerar tal ação e começou a prender os saqueadores.

Centenas de pessoas se apressaram neste sábado quando um caminhão chegou com botijões de gás de cozinha. Um supermercado que havia aberto suas portas recusou a entrada de clientes e entregou-lhes as mercadorias na entrada, sob o olhar de soldados armados.

Um comboio de 500 caminhões carregados de alimentos e produtos básicos se dirigia para Palu, anunciou o ministro indonésio da Agricultura, Amran Sulaiman, nesta cidade em ruínas.

"O calvário de Palu afeta a todos nós e é por isso que todos tentam ajudar", disse ele.

A ONU declarou na sexta-feira que está buscando US$ 50,5 milhões para lançar um plano de "atividades de resgate imediato" desenvolvido com as autoridades indonésias.

O objetivo, segundo a ONU, é ajudar 191.000 pessoas nos próximos três meses. A dupla catástrofe causou danos a 65 mil casas, das quais 10 mil foram completamente destruídas pelo tsunami e 15 mil danificadas pelo terremoto.

Após longos dias de espera, a ajuda internacional começava a chegar na zona do desastre. Seu transporte era difícil porque o pequeno aeroporto de Palu é capaz de receber um número limitado de voos.

A Oxfam enviou unidades de tratamento de água e equipes de resgate suíças fornecem água potável e abrigos de emergência, de acordo com comunicados publicados neste sábado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)