(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trabalho informal ameaça sustentabilidade da previdência latino-americana, diz OIT


postado em 04/10/2018 22:00

A informalidade no mercado de trabalho da América Latina, onde a metade dos trabalhadores não contribui com a previdência social, ameaça a sustentabilidade das aposentadorias na região, advertiu nesta quinta-feira (4) um especialista da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

"A sustentabilidade das aposentadorias está ameaçada", disse à AFP o argentino Fabio Bertranou, diretor da Equipe de Trabalho Decente de Países da OIT para o Cone Sul da América Latina.

Segundo a OIT, um em cada dois trabalhadores na América Latina não é registrado nem contribui com a previdência social.

"O desafio do sistema (de aposentadoria) é que há muita informalidade", afirmou Bertranou durante a 19ª Reunião Regional Americana da OIT celebrada no Panamá.

De 2005 a 2015, a taxa de trabalhadores que contribuía aumentou de 36% para 44% devido a una maior formalização do trabalho, graças a uma expansão econômica produto dos bons preços das matérias-primas, segundo a OIT.

Ainda assim, cerca de 145 milhões de trabalhadores não contribuem com a previdência social na América Latina.

Nos últimos anos, a região sentiu uma desaceleração econômica que pode afetar a formalização do trabalho, enquanto surgem outras relações trabalhistas com o aparecimento de novas tecnologias e o trabalho autônomo.

"Considerando o que aconteceu no mercado de trabalho, entendemos que esse progresso da última década se desacelerou", avalia Bertranou.

Por isso, a OIT pede que se aposte no trabalho formal, o que permitiria maiores receitas para o sistema de previdência social.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)