(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Procuradoria francesa pede multa contra líder histórico da ultradireita por comentários homofóbicos


postado em 03/10/2018 20:12

A Procuradoria de Paris pediu nesta quarta-feira (3) uma multa de 8.000 euros sob pena de prisão contra o líder histórico da extrema direita francesa, Jean-Marie Le Pen, por incitação ao ódio após uma série de comentários homofóbicos, incluindo um contra um policial gay morto em um atentado em Paris no ano passado.

O patriarca do clã Le Pen, de 90 anos e fundador da Frente Nacional, recentemente rebatizado como Agrupamento Nacional, tem múltiplas condenações por comentários xenófobos e antissemitas.

Jean-Marie Le Pen, hospitalizado há oito dias, não esteve presente.

Seu julgamento já havia sido adiado em duas ocasiões, na primeira vez porque seu advogado não estava disponível e a segunda por problemas de saúde.

Em 2017, o ultradireitista estimou que o parceiro do policial Xavier Jugelé, morto em um atentado extremista na Champs-Élysées, não deveria ter falado tão abertamente de seu amor em uma cerimônia comemorativa nacional.

"Acho que esse detalhe familiar deveria ter se mantido afastado desse tipo de cerimônia", escreveu o eurodeputado em seu blog.

Le Pen também foi julgado por suas declarações de dezembro de 2016, quando afirmou que "os homossexuais são como sal na sopa: se não tem o suficiente está um pouco sem graça; se há muito, não é comestível". Alguns meses antes, havia relacionado homossexualidade e pedofilia.

Apesar das declarações polêmicas, o advogado de Le Pen disse à AFP em fevereiro que seu cliente "não tem nada contra os homossexuais", mas "reivindica seu direito de expressar a sua opinião".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)