(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peru recupera quase 1.800 objetos pré-hispânicos e coloniais


postado em 20/09/2018 19:42

O Peru recuperou quase 1.800 objetos culturais antigos que se encontravam em outros países, com destaque para um manto de plumas da cultura pré-hispânica Chimú e dois valiosos quadros da época colonial, informou nesta quinta-feira a chancelaria em Lima.

"São 1.785 peças que pertencem ao patrimônio cultural do país", destacou o chanceler Néstor Popolizio durante a cerimônia de entrega dos bens ao Ministério da Cultura.

Entre os bens recuperados há ainda 500 peças arqueológicas das culturas pré-hispânicas Nazca, Mochica, Chimú, Chancay e Ica, entre outras.

O manto de plumas tem cerca de 30 centímetros, em cores variadas, e pertenceu à cultura Chimú, que se desenvolveu na costa norte do atual Peru entre os anos 1000 e 1200.

Entre os bens recuperados também há um tear da cultura Moche, que se desenvolveu no norte do Peru entre os séculos II e VII, uma flauta de osso e um punhal de osso, além de muitas cerâmicas.

Também foram recuperados dois valiosos quadros da chamada Escola Cusqueña, uma das mais importantes da arte colonial das Américas: "A criação de Eva", roubado em 1992 de uma capela da cidade de Junín, e "Santa Bárbara".

Uma grande quantidade de cerâmica recuperada corresponde à cultura Chancay, que se desenvolveu entre os anos 1200 e 1470, em uma zona 80 km ao norte de Lima.

O chanceler explicou que os objetos foram encontrados e recuperados na Argentina, Austrália, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Suécia e Suíça, graças ao trabalho das embaixadas e consulados peruanos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)