(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guterres pede à Coreia do Norte 'ações concretas' para 'desnuclearização'


postado em 19/09/2018 23:42

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu nesta quarta-feira à Coreia do Norte que adote "ações concretas", após o anúncio do líder Kim Jong Un de fechar uma instalação de testes de mísseis.

"Os compromissos refletidos na declaração conjunta" de Kim e do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, "incluem importantes medidas que criam confiança no âmbito militar e um compromisso da Coreia do Norte em desmantelar uma infraestrutura de teste de mísseis na presença de especialistas", admitiu Guterres, acrescentando que "chegou a hora de ações concretas".

Quando a Coreia do Norte desmantelou uma infraestrutura nuclear em maio passado, Guterres reprovou a ausência de especialistas internacionais para testemunhar o fato.

Pyongyang também manifestou sua disposição para fechar o complexo nuclear de Yongbyon, que é fundamental para seu programa de armas, desde que Washington adote as "medidas correspondentes".

Guterres ofereceu a ajuda das Nações Unidas para promover iniciativas que eliminem as armas nucleares da península coreana e pediu união das potências mundiais.

Os compromissos adotados na visita de Moon à Coreia do Norte nos últimos dias acontecem antes da Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova York, na qual a questão norte-coreana terá um lugar de destaque.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)