(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confrontos entre comunidades etíopes deixam ao menos 58 mortos


postado em 19/09/2018 14:54

Ao menos 58 pessoas morreram durante confrontos entre diferentes grupos étnicos nos últimos dias na periferia da capital etíope, o que duplica o balanço oficial até agora vigente, informaram nesta quarta-feira (19) um investigador da Anistia Internacional e uma fonte local.

Os incidentes ocorreram durante o fim de semana passado na cidade de Burayo, em uma zona dominada pela etnia oromo, perto de Adis Abeba.

Um grupo organizado cometeu uma série de assassinatos e roubos em Burayo, segundo anunciou há dois dias o chefe de polícia da região da etnia oromo, Alemayehu Ejigu, que deu um balanço de 23 mortos.

Mas Fisseha Tekle, um investigador da organização Anistia Internacional, assegurou que moradores da região lhe comunicaram que havia ao menos 58 mortos.

Outra fonte local, relacionada à investigação oficial, explicou à AFP ter visto corpos de pessoas mortas, e cifrou as vítimas em 65.

Após os confrontos iniciais, explodiram manifestações em Adis Abeba, que degeneraram em outros enfrentamentos violentos.

Os manifestantes acusavam grupos de jovens oromos de atacarem outros grupos étnicos procedentes do sul do país, e que se instalaram nos últimos anos na região oromo.

Adis Abeba é uma cidade multiétnica de quatro milhões de habitantes, situada em plena área oromo. No entanto, a capital registrou um grande crescimento demográfico, e se estendeu para além de seus limites geográficos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)