(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missão palestina em Washington fecha as portas


postado em 13/09/2018 21:18

A missão diplomática palestina em Washington, que o governo de Donald Trump ordenou fechar, encerrou suas operações nesta quinta-feira com a esperança de que este "triste momento" seja somente um breve parênteses.

"Hoje é a data limite que nos deram" para fechar, disse o representante da Organização para a Libertação Palestina (OLP), Hossam Zomlot, em um vídeo publicado no Facebook dirigido ao "grande povo americano".

Seja por uma coincidência no calendário ou por uma escolha simbólica, a data escolhida pelo governo americano para o fechamento coincide com o 25º aniversário da assinatura, na Casa Branca, dos Acordos de Oslo, entre os dois dirigentes daquela época: o primeiro-ministro israelense, Yitzhak Rabin, e o chefe da OLP, Yasser Arafat.

Hossam Zomlot denunciou que a decisão era "infeliz e vingativa". "A administração de Trump nos deu somente duas opções: perder nossa relação com eles ou perder nossos direitos como nação. Nosso presidente, nossos dirigentes e o povo palestino escolheram nossos direitos", explicou o escritório do embaixador palestino nos Estados Unidos.

Ele também disse aos "milhões de americanos que foram e continuarão sendo amigos da Palestina": "Que este triste momento seja breve para que rapidamente voltemos a ser um símbolo e um exemplo da relação histórica entre palestinos e americanos".

O Departamento de Estado anunciou na segunda-feira sua decisão de fechar o escritório de representação da OLP, ao acusar os líderes palestinos de se negarem a falar com a administração de Trump e começar a negociar a paz com Israel.

A Autoridade Palestina congelou o contato com o governo americano depois que o presidente Trump reconheceu, em dezembro, Jerusalém como a capital de Israel. Washington depois multiplicou as medidas, cortando a maior parte de sua ajuda aos palestinos.

Paralelamente, a Casa Branca assegurou estar preparando um plano de paz, cujo conteúdo não foi revelado, com o qual Trump espera, apesar de tudo, alcançar um "acordo final" entre israelenses e palestinos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)