(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

América Latina se compromete a lutar por igualdade de gênero e grupos étnicos


postado em 13/09/2018 21:12

Autoridades latino-americanas se comprometeram a enfrentar a desigualdade sofrida pelas mulheres, pelos afrodescendentes e pelos grupos indígenas, segundo uma declaração assinada nesta quinta-feira (13) no Panamá, ao concluir uma reunião patrocinada pela ONU.

De acordo com a declaração, "é a necessidade impostergável de continuar trabalhando para superar as desigualdades que caracterizam a região da América Latina e do Caribe", disse a jornalistas Laís Abramo, diretora de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

Os governos latino-americanos se comprometeram a "eliminar as condições que geram desigualdades e se expressam em situações de discriminação, violência de gênero e exclusão social" com as mulheres.

Além disso, reafirmaram a necessidade de impulsionar políticas para erradicar a discriminação de populações afrodescendentes e indígenas.

Durante dois dias, 40 autoridades de 20 países, incluindo ministros e principalmente líderes relacionados ao desenvolvimento social, se reuniram no Panamá para examinar o progresso da região no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esses ODS são um conjunto de compromissos adotados em 2015 por 193 líderes mundiais para erradicar a pobreza e a desigualdade em 2030.

Segundo os especialistas, a desigualdade não se mede apenas em relação à renda, mas também pelo acesso a serviços básicos de saúde ou educação, equidade salarial e possibilidade de acesso a cargos políticos ou gerenciais.

Nesse sentido, as mulheres, os afrodescendentes e os indígenas são os que mais sofrem com a desigualdade na região, segundo a ONU.

"Na região da América Latina e do Caribe, a superação da pobreza significa, principalmente, superar a desigualdade, e a desigualdade não é apenas sobre a renda, mas sobre os direitos das pessoas", disse Abramo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)