(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

NYT: autoridades dos EUA consideraram golpe de Estado com militares venezuelanos


postado em 08/09/2018 21:54

Funcionários do governo Trump se reuniram secretamente com militares venezuelanos para discutir a derrubada do presidente Nicolás Maduro, mas acabaram decidindo não agir - reportou neste sábado (8) o jornal americano "The New York Times".

Donald Trump é um duro crítico do governo Maduro, enquanto a Venezuela está mergulhada em uma grave crise econômica e humanitária que desatou violentos protestos e provocou uma onda migratória a países vizinhos.

Citando autoridades americanas anônimas e um ex-comandante militar venezuelano que participou dos diálogos secretos, o "New York Times" disse que os planos do golpe estagnaram.

O jornal afirma que a Casa Branca se negou a dar respostas detalhadas quando questionada sobre essas conversas, mas enfatizou a necessidade de "dialogar com todos os venezuelanos que demonstrem um desejo de democracia".

Na Venezuela, o chanceler Jorge Arreaza considerou que a revelação do New York Times oferece "grosseiras evidências" das "conspirações" de Washington.

"Denunciamos ante o mundo os planos de intervenção e apoio a conspirações militares do governo dos Estados Unidos contra a Venezuela. Nos próprios meios americanos saem à luz novas e grosseiras evidências", escreveu Arreaza no Twitter, e acompanhou sua mensagem com um link para a versão em espanhol do artigo no site do jornal nova-iorquino.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos disse à AFP que "a preferência" de Washington "por um retorno ordenado e pacífico à democracia na Venezuela permanece sem mudanças".

"O governo dos Estados Unidos escuta diariamente as preocupações dos venezuelanos, de todos os âmbitos da sociedade... Compartilham um objetivo: a reconstrução da democracia em seu país de origem", acrescentou o porta-voz Garrett Marquis.

"Uma solução duradoura para o agravamento da crise na Venezuela só pode surgir após a restauração da governança por meio de práticas democráticas, do Estado de Direito e do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais", insistiu.

Depois que drones carregados de explosivos foram detonados perto de Maduro em um ato em 4 de agosto em Caracas, o presidente atribuiu a tentativa de ataque aos Estados Unidos, à Colômbia e a seus inimigos domésticos.

O Departamento de Estado condenou a "violência política", mas também denunciou prisões arbitrárias e confissões forçadas de suspeitos por parte do governo da Venezuela.

O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton, insistiu em que "não houve participação do governo dos Estados Unidos" no incidente de 4 de agosto.

Mari Carmen Aponte, uma das principais diplomatas dos Estados Unidos para assuntos latino-americanos no governo do presidente Barack Obama, disse ao "New York Times" que "isso vai cair como uma bomba" na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)