(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Haiti anuncia novo governo para sair da crise


postado em 06/09/2018 07:30

O Haiti anunciou seu novo governo, na quarta-feira (6) à noite, que terá a difícil tarefa de apaziguar o clima de confrontação diante da situação socioeconômica, após os distúrbios de julho que forçaram a renúncia do premiê Jack Guy Lafontant.

Lafontant deixou o cargo em 15 de julho, depois da violência deflagrada pelo aumento de 51% nos combustíveis, no âmbito das metas acordadas com o FMI. A medida foi anulada.

Horas depois, o presidente Juvenal Moise dirigiu uma mensagem ao país, na qual prometeu que o novo governo será "inclusivo" e terá como missão aliviar a miséria do povo e promover o desenvolvimento.

Em 7 de agosto, Moise apresentou Jean-Henry Céant, que fora seu adversário na eleição presidencial, como novo primeiro-ministro.

Prova da profunda divergência entre os Poderes Executivo e Legislativo, foi necessário um mês para chegar a um consenso sobre a formação do governo de Céant.

A lista de 18 ministros foi oficializada ontem à noite. O novo gabinete não implica uma ruptura com o anterior, já que seis deles permanecem no governo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)