(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-prefeito opositor a Maduro liderará grupo da OEA sobre migração venezuelana


postado em 05/09/2018 21:42

Um ex-prefeito opositor ao governo da Venezuela, atualmente no exílio, liderará um grupo de trabalho da OEA sobre a migração venezuelana, disse nesta quarta-feira o secretário-geral do organismo, Luis Almagro, ao anunciar a criação dessa entidade.

David Smolansky, "uma pessoa absolutamente comprometida com a causa dos migrantes venezuelanos" e que "já visitou os acampamentos e esteve perto das pessoas tanto no Brasil como na Colômbia", coordenará os trabalhos deste grupo, disse Almagro a jornalistas.

Almagro anunciou a criação deste grupo ao concluir uma sessão extraordinária do conselho permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) convocada "para considerar a crise migratória originada pela situação na Venezuela".

O grupo de trabalho sobre a migração venezuelana, que trabalhará com "agências sociais", deverá avaliar "a escala completa" do fenômeno e "a crise de refugiados" e emitir recomendações para melhorar a situação, explicou.

Entre os objetivos a médio prazo, destacou a regularização dos migrantes em questões trabalhistas, de renda, de educação e de acesso à saúde, mas também disse que o grupo deverá "resolver as questões mais urgentes" que afetam os migrantes no curto prazo, como as doenças e os problemas de alimentação e moradia.

"A solução para a Venezuela é democracia. Enquanto continuar este regime, vai continuar aplicando o velho método das ditaduras do continente, ou seja, liquefazer a pressão social para fora. E o resto dos países pagam por sua ineficiência, indolência e imoralidade", disse Almagro.

A Venezuela, afetada por uma grave crise econômica com hiperinflação e escassez de bens e serviços, registrou nos últimos meses um êxodo maciço de sua população, principalmente para a Colômbia, Brasil, Peru e outros países latino-americanos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)