(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aliado de Merkel se candidata para presidência da Comissão Europeia


postado em 05/09/2018 08:24

O alemão Manfred Weber, chefe do Partido Popular Europeu (PPE) na Eurocâmara e um aliado da chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou nesta quarta-feira (5) sua candidatura à presidência da Comissão Europeia em 2019.

"Quero ser o cabeça da lista do PPE para as eleições europeias de 2019 e ser o próximo presidente da Comissão Europeia", anunciou Weber, membro da União Social Cristã (CSU) bávara, em sua conta no Twitter.

Os líderes do PPE (direita), a família política com mais representantes nas instituições europeias, decidirão em 8 de novembro, em Helsinque, quem vai liderar a lista ("Spitzenkandidat") para as eleições europeias de final de maio.

Em 2014, o luxemburguês Jean-Claude Juncker se tornou o primeiro titular do Executivo comunitário a fazer campanha como "Spitzenkandidat", depois de conseguir a aprovação dos presidentes do bloco.

Segundo a normativa europeia, o Conselho Europeu, que reúne os presidentes, deve propor o sucessor de Juncker, levando-se em conta os resultados das eleições europeias. A Eurocâmara deverá aprová-lo.

Os eurodeputados indicaram que darão o "sim" apenas a um candidato que tenha-se apresentado como "Spitzenkandidat", mas o Conselho Europeu já advertiu que a eleição do futuro presidente da Comissão não se fará unicamente entre o grupo de cabeças de lista.

As demais famílias europeias, como os socialdemocratas, os liberais, ou os verdes, também se preparam para a disputa, que chega em um momento de auge de movimentos eurocéticos e de extrema direita no bloco.

"A Europa se encontra em um ponto de inflexão. As eleições europeias de 2019 decidirão o futuro da UE. (...) Trata-se da sobrevivência do nosso estilo de vida europeu", tuitou Weber, de 46 anos.

Segundo a imprensa alemã, Angela Merkel, da União Democrata-Cristã (CDU), aliada da CSU em seu país, preferiria ver um alemão à frente da Comissão Europeia, em vez de optar pela Presidência do Banco Central Europeu (BCE).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)