(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo livro mostra um Trump inculto, raivoso e paranoico


postado em 04/09/2018 18:30

O aguardado livro do jornalista investigativo Bob Woodward sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreve o perfil de um chefe de Estado inculto, raivoso e paranoico, que seus secretários e colaboradores se esforçam em controlar para evitar suas saídas de tom.

O jornal Washington Post, que obteve uma cópia da obra escrita por quem, junto com Carl Bernstein, revelou o escândalo de Watergate, que desencadeou a demissão do republicano Richard Nixon, publicou alguns trechos que não deixam o 45° presidente dos Estados Unidos em uma boa posição.

Após uma reunião entre Trump e a sua equipe de Segurança Nacional sobre a presença militar na península da Coreia, o secretário de Defesa, Jim Mattis, disse, exasperado, ao seu círculo próximo que o presidente se comportou como um "aluno de quinto ou sexto ano".

Segundo Woodward, depois do ataque químico de abril de 2017 atribuído ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad, Trump supostamente ligou para o general Mattis e lhe disse que queria assassinar o chefe de Estado.

"Vamos matá-lo. Vamos. Vamos matar um monte deles", disse Trump ao diretor do Pentágono. Depois de desligar, Mattis teria recorrido a um assessor e teria dito a ele: "Não faremos nada a respeito, seremos muito mais comedidos".

Woodward descreve assim em seu livro intitulado "Fear: Trump in the White House" a frustração que vive de forma recorrente o secretário-geral da Casa Branca, John Kelly, tradicionalmente o homem mais próximo ao presidente na "Ala Oeste".

Em uma reunião com um círculo reduzido, Kelly teria afirmado sobre Trump: "É um idiota. É inútil tentar convencê-lo de qualquer coisa (...) Nem sei o que eu estou fazendo aqui. Este é o pior trabalho que já tive".

No fim de agosto, Trump atacou em um tuíte Bernstein, símbolo junto a Woodward do jornalismo investigativo após o caso de Watergate.

"Estamos nos divertindo em todo o país com o esquecido Carl Bernstein, um homem que vive no passado e pensa como um velho degenerado, inventando história atrás de história! Notícias falsas", escreveu.

A Casa Branca não respondeu uma solicitação da AFP de comentários sobre os trechos publicados do livro, que deve ser posto à venda em 11 de setembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)