(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump organizará reunião sobre Irã no fim de setembro na ONU


postado em 04/09/2018 18:00

Donald Trump, que em setembro ocupa o cargo de presidente rotativo do Conselho de Segurança da ONU, organizará uma reunião de chefes de Estado e de Governo no fim deste mês sobre o Irã, anunciou nesta terça-feira (4) a embaixadora americana, Nikki Haley.

A reunião na Assembleia-Geral da ONU, sobre a qual a Rússia expressou as suas reservas, está marcada para 26 de setembro. Questionada em entrevista coletiva sobre a participação na reunião do presidente iraniano, Hassan Rohani, Haley disse que ele "tem o direito" de participar.

"É difícil encontrar um lugar (no mundo) onde o Irã não esteja em conflito", declarou a embaixadora americana. O Irã "deveria entender que o mundo observa" as suas ações, insistiu.

Com essa reunião "não buscamos resultados concretos", explicou, fazendo alusão à publicação de uma declaração conjunta ou a uma ação particular do Conselho de Segurança. Os Estados Unidos apenas querem mostrar "o que o Irã está fazendo no mundo", detalhou a diplomata.

Desde que o presidente Trump iniciou o seu mandato, em 2017, o Irã tem sido alvo de Washington. Os Estados Unidos acusam Teerã de querer possuir uma arma nuclear, denunciam o desenvolvimento de suas capacidades balísticas e a sua grande influência no Oriente Médio - em países como Síria, Iêmen e outros - que julga como nefastos.

Durante uma reunião nesta terça-feira de manhã do Conselho de Segurança, a Rússia se pronunciou contra o tom do encontro sobre o Irã, destacando a necessidade, caso esta ocorra, de poder falar das consequências da saída dos Estados Unidos do acordo internacional destinado a conter as ambições nucleares de Teerã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)