(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria Geral da OEA denuncia atos 'ilegítimos' do Supremo da Venezuela


postado em 21/08/2018 23:30

A Secretaria Geral da OEA denunciou nesta terça-feira os atos do "ilegítimo" Tribunal Supremo da Venezuela, citando em particular os recentes pedidos de extradição ligados ao suposto atentado contra o presidente Nicolás Maduro.

Sob a liderança do secretário-geral, Luis Almagro, o organismo declarou que as "espúrias solicitações de extradição por parte do ilegítimo Tribunal Supremo de Justiça da ditadura (...) devem ser ignoradas pela comunidade internacional por ser fraudulento o órgão que as emite".

O comunicado assinala que as únicas instituições democráticas na Venezuela são a Assembleia Nacional surgida das eleições de 2015, o Tribunal Supremo de Justiça integrado por membros eleitos por esta assembleia, e a Procuradoria Geral, destituída pela "fraudulenta" Assembleia Nacional Constituinte.

Tanto o Tribunal Supremo de Justiça legítimo como a Procuradoria Geral atuam no exílio.

O documento afirma que apenas os atos destas três instituições "contam com a legitimidade e a legalidade que obrigam o seu cumprimento por parte dos órgãos e repartições dos mesmos na Venezuela...".

"É preciso traduzir na prática as consequências jurídicas e políticas da ruptura da ordem institucional na Venezuela".

Na quinta-feira passada, o Tribunal Supremo de Justiça em Caracas autorizou um pedido de extradição da Colômbia do deputado opositor exilado Julio Borges, acusado de atentar contra Maduro.

O mesmo tribunal, acusado pela oposição de servir a Maduro, também declarou "procedentes" os pedidos de extradição contra outros seis acusados, dois na Colômbia, três nos Estados Unidos e um no Peru.

No dia 4 de agosto, durante um desfile militar em Caracas, dois drones supostamente carregados com explosivos teriam explodido próximo ao palanque onde estava Maduro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)