(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Importante artífice da Al-Qaeda foi morto no Iêmen, segundo EUA


postado em 21/08/2018 15:30

O principal artífice da Al-Qaeda na Península Arábica, o saudita Ibrahim al-Assiri, também conhecido como Abu Saleh, morreu em 2017 no Iêmen, onde estava escondido há vários anos, informou uma autoridade americana nesta terça-feira à AFP.

"Temos certeza de que ele foi morto no final do ano passado", declarou o funcionário, que pediu anonimato.

Um relatório da ONU publicado na semana passada aponta que, de acordo com os Estados membros do Conselho de Segurança, "o especialista em explosivos Ibrahim al-Assiri teria sido morto no segundo semestre de 2017".

"Dado o papel de Assiri nos ataques contra o transporte aéreo, isso representaria um sério revés para suas capacidades operacionais", acrescentou o relatório.

Ibrahim al-Assiri, que estudou química e integrou várias listas dos mais procurados, escapou por anos dos drones americanos que tentaram eliminá-lo em várias ocasiões.

Ele desenvolveu um explosivo à base de tetranitrato de pentaeritritol (PETN), quase impossível de detectar.

O explosivo escondido em agosto de 2009 na cueca de seu irmão mais novo Abdullah, que se explodiu quando se aproximou do príncipe Mohamed bin Nayef, vice-ministro do Interior saudita e encarregado da luta contra o terrorismo, era composto de PETN.

Na ocasião, apenas o suicida, cujo corpo absorveu a maior parte da explosão, pereceu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)