(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ibrahim Bubacar Keita oficialmente declarado vencedor das eleições no Mali


postado em 20/08/2018 18:48

Ibrahim Bubacar Keita, atual presidente do Mali, foi declarado oficialmente vencedor das eleições presidenciais e iniciará o segundo mandato de cinco anos em 4 de setembro, anunciou nesta segunda-feira o Tribunal Constitucional, cuja decisão é irrevogável.

"Proclamo eleito Ibrahim Bubacar Keita", afirmou a presidente do tribunal, Manasa Danioko, depois de uma audiência pública que durou pouco mais de uma hora, durante a qual a principal instância judicial do país rejeitou todas as apelações apresentadas pelo candidato da oposição, Sumala Cissé.

Keita, 73 anos, recebeu 67,16% dos votos no segundo turno de 12 de agosto. Cissé, ex-ministro das Finanças, 68 anos, recebeu 32,84%, anunciou Danioko.

"Servirei ao Mali segundo os princípios republicanos", afirmou Keita em sua primeira declaração após a confirmação da vitória.

Cissé, que nas eleições presidenciais de 2013 reconheceu imediatamente sua derrota, desta vez rejeitou categoricamente o resultado, que chamou de "fruto apodrecido de uma fraude vergonhosa". De acordo com os cálculos de sua equipe, ele teria vencido a eleição com 51,75% dos votos.

O tribunal declarou inadmissível ou infundada por falta de provas o recurso de apelação apresentado pelo opositor, que convocou seus partidários a resistir em um protesto que reuniu mil pessoas no sábado em Bamako.

Keita disse que "estende a mão a seu jovem irmão" Sumaila Cissé, pois o "Mali deve poder contar com todos os seus filhos".

Após a eleição, a União Europeia destacou a urgência de se acelerar "a aplicação do acordo de paz e reconciliação" para o Mali acertado em Argel". Os Estados Unidos se pronunciaram no mesmo sentido.

O acordo, fechado em 2015 com os então rebeldes tuaregues, foi assinado após a intervenção do Exército francês, iniciada em 2013, que retomou o controle do norte do Mali dos jihadistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)