(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Israel rejeita propostas da ONU de proteger palestinos


postado em 18/08/2018 12:48

Israel rejeitou um relatório do secretário-geral da ONU, António Guterres, no qual propõe opções para fortalecer a proteção dos palestinos nos territórios ocupados pelo Estado hebreu.

O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, declarou em comunicado na noite de sexta-feira que "a única proteção que o povo palestino precisa é de sua própria liderança".

O relatório de 14 páginas apresentou quatro propostas, entre elas de aumentar a ajuda humanitária aos palestinos, enviar supervisores de direitos humanos das Nações Unidas e observadores desarmados, assim como mobilizar uma força militar e policial sob o mandato da ONU.

O informe foi solicitado pela Assembleia-Geral em resposta ao aumento da violência em Gaza, onde 171 palestinos morreram sob o fogo israelense desde o fim de março.

"Ao invés de sugerir formas de proteger o povo palestino de Israel, a ONU deveria responsabilizar os líderes palestinos por continuamente colocar em perigo a própria população", afirmou Danon.

"As sugestões do relatório só propiciarão que continue a rejeição palestina".

Um mandato da ONU para uma força de proteção iria requerer uma decisão do Conselho de Segurança, onde os Estados Unidos podem usar o poder de veto para bloquear uma medida à qual Israel se opõe.

O informe, entregue a todos os Estados-membros da ONU, surge em meio a um vazio, enquanto potências europeias e o Oriente Médio aguardam o plano de paz do governo do presidente Donald Trump que esteve em discussão por meses.

Os diplomatas da ONU começaram recentemente a questionar se o plano de paz dos Estados Unidos se materializará em algum momento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)