(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Catalunha recorda um ano dos atentados que ainda são um mistério


postado em 15/08/2018 09:48

Em 17 de agosto de 2017, às 16h30 locais, uma van é lançada contra as pessoas que caminhavam pelas Ramblas, uma via de pedestres muito conhecida de Barcelona, dando início a quatro dias de terror que os investigadores ainda tentam explicar, e os sobreviventes, superar.

Depois de atropelar várias pessoas, o motorista identificado como Yunes Abouyaaqoub, um marroquino de 22 anos, abandonou o veículo e desapareceu em meio à multidão em um mercado.

Depois, roubou outro veículo e matou o homem que o conduzia.

Quando foi abatido pela Polícia depois de quatro dias de fuga, havia matado 15 pessoas de nove nacionalidades diferentes, entre elas um australiano de 7 anos e um espanhol de 3, e ferido mais 100.

Cinco de seus cúmplices o imitaram na madrugada de 18 de agosto, atropelando pedestres na localidade balneária de Cambrils, sul de Barcelona, e depois os atacando com facas.

Uma mulher morreu esfaqueada. Os agressores foram abatidos pela Polícia. Tinham 17, 19 e 24 anos.

Os investigadores reconstruíram os atentados, mas ainda buscam estabelecer se a célula extremista, da qual três membros estão na prisão, tinha efetivamente ligação com o grupo Estado Islâmico (EI), que reivindicou os ataques.

O que foi estabelecido é que Abdelbaki Es Satty, um marroquino de 44 anos que esteve preso por tráfico de drogas, era imã em Ripoll, uma pequena população no sopé dos Pirineus, e doutrinou inúmeros jovens, em sua maioria imigrantes marroquinos de segunda geração.

- Sem conexão -

O imã morreu em 16 de agosto junto a outro membro da célula de 22 anos, em uma explosão acidental quando preparavam explosivos para um atentado de envergadura muito maior.

A catedral da Sagrada Família, o Camp Nou do FC Barcelona e uma discoteca gay eram possíveis alvos desse atentado.

A destruição dos explosivos levou os jovens terroristas a improvisarem os atentados com atropelamentos coletivos, semelhantes aos de Nice, na França, em 14 de julho de 2015 (86 mortos) e outras cidades europeias.

Além das semelhanças e do fato de que o imã deixou um texto em nome dos "Soldados do Estado Islâmico", os investigadores tentaram em vão saber se a célula de Ripoll teve contatos no exterior e se receberam instruções de fora.

Nos 18 meses precedentes ao ataque, alguns membros do grupo viajaram para Suíça, França, Bélgica e Marrocos.

"Em nenhuma das linhas de investigação que temos até a presente data, encontramos de forma concreta um elemento catalisador externo dos atentados", disse à AFP o tenente-coronel Francisco Vázquez, da Guarda Civil espanhola.

- Sombra de secessão -

As vítimas e os sobreviventes se negam, em sua maioria, a evocar os fatos.

Javier García, pai do pequeno Xavi de 3 anos morto nas Ramblas, queixou-se em uma recente entrevista à televisão catalã que os jornalistas "não deixaram os sobreviventes viverem seu luto".

A dor das vítimas foi rapidamente ofuscada pela recente tentativa de separatismo da Catalunha, em outubro passado, depois de um referendo de autodeterminação ilegal marcado pela violência policial.

A necessidade de respeitar as vítimas nesta data parece ter estabelecido uma trégua entre o governo central e os separatistas catalães.

As organizações separatistas pediram para que não houvesse protestos contra a presença nas cerimônias pelo aniversário dos atentados na sexta-feira, em Barcelona, do rei Felipe VI, a quem o presidente catalão Quim Torra deixou claro que não era bem-vindo.

A tensão com Madri marcou a investigação na Catalunha, onde a Polícia Nacional, a Guarda Civil e a polícia regional, os Mossos d'Esquadra, são igualmente competentes em termos de terrorismo.

"A rivalidade, a desconfiança e o cruzamento de acusações entre elas representam, sem dúvida, a nota mais negativa, além das vítimas causadas pelo próprio atentado", indicou o Observatório Internacional de Estudos sobre Terrorismo, um centro de estudos privado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)