(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Metade dos clubes da Premier League não precisam de público para ter lucro


postado em 14/08/2018 12:54

Metade dos clubes da Premier League poderiam jogar com o estádio vazio e ainda terem lucros, revelou nesta terça-feira um estudo da BBC, baseado em cifras da temporada 2016-2017.

Por conta dos direitos de transmissão recorde - 9 bilhões e 300 milhões de euros para o triênio 2016-2019 -, os ingressos vendidos representaram apenas um quinto das receitas da última temporada.

A grande maioria dos clubes ingleses pode "prescindir de seu público para gerar lucro", avalia Bob Wilson, especialista na economia do futebol.

"Quando a Premier League te paga 120 milhões de libras para jogar bola, você pode jogar em um estádio vazio se precisar", analisa o professor da Universidade de Sheffield Hallam

"A estrutura de receitas destes clubes agora deve se manter", acrescenta Wilson, já que o total dos direitos de TV para o período 2019-2022 também deve alcançar as somas atuais.

Questionado pela BBC, o presidente da Federação de torcedores (FSF), Malcolm Clarke, insistiu que os clubes não devem se esquecer de seu público. Para ele, as televisões não estariam dispostas a pagarem tanto se o ambiente nos estádios não for bom.

"Os jogadores e treinadores vêm e vão, mas nós estamos sempre aí", garante. "A razão pela qual eles podem obter contratos lucrativos é que no produto final existe a multidão, o ruído, os torcedores rivais, o ambiente. Não seria chato ver um jogo da Premier League em um estádio vazio?", questiona.

A Premier League reagiu indicando que está fazendo esforços para os torcedores irem aos jogos, incluindo o custo limite de 30 libras para os ingressos.

"O futebol de alta qualidade praticado pelos times, combinado ao compromisso dos seguidores, levou a uma taxa de ocupação dos estádios extremamente elevada de 96% na última temporada", indicou a Premier League em comunicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)