Jornal Estado de Minas

Acidente com ônibus internacional deixa 23 mortos no Equador

Um ônibus de transporte internacional sofreu um acidente na periferia de Quito, deixando 23 mortos e 18 feridos, entre eles, vários estrangeiros, informou o serviço de emergências do Equador.

 

"Sabemos que são 18 pessoas feridas e 23 pessoas sem sinais vitais", indicou o Serviço Integrado de Segurança ECU911. A fonte acrescentou que o ônibus se chocou contra outro veículo em uma vida entre las localidades de Pifo e Papallacta, 30 km a leste da capital equatoriana.

 

Segundo Christian Rivera, da secretaria de Segurança de Quito, há colombianos e venezuelanos entre as vítimas do acidente. O organismo de socorro assinalou que foi ativado o protocolo de tratamento para pessoas estrangeiras em trabalho conjunto com as embaixadas correspondentes.

 

Os acidentes de trânsito figuram entre as principais causas de morte no Equador. Eles deixam em média sete mortos e 80 feridos por dia no país, segundo o Observatório Justiça Vial. Quase 96% dos desastres são ligados ao fator humano, imperícia do motorista na maioria dos casos.

 

No domingo passado, 12 torcedores do Barcelona de Guayaquil, clube de futebol mais popular do Equador, morreram em um acidente de ônibus no sul do país.

 

Os torcedores viajavam da cidade de Cuenca para Guayaquil, depois de assistir a partida em que Barcelona e Deportivo Cuenca empataram em 1-1 pela quarta rodada do campeonato nacional.

 

O acidente aconteceu na estrada Cuenca-Molleturo. De acordo com as autoridades, o veículo tinha todas as autorizações e havia passado por uma revisão mecânica.

 

Testemunhas afirmaram que o motorista do ônibus tentou ultrapassar outro veículo pouco antes do acidente.

.