(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre o escritor britânico e prêmio Nobel de Literatura V.S. Naipaul aos 85 anos

Vidiadhar Surajprasad Naipaul escreveu mais de 30 livros e ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 2001


postado em 11/08/2018 21:00 / atualizado em 11/08/2018 21:49

Vidiadhar Surajprasad Naipaul faleceu aos 85 anos(foto: AFP)
Vidiadhar Surajprasad Naipaul faleceu aos 85 anos (foto: AFP)
O escritor britânico nascido em Trinidad e Tobago V.S. Naipaul, premiado com o Nobel de Literatura em 2001, faleceu aos 85 anos, anunciou sua família neste sábado.


"Foi um gigante em tudo o que conquistou e morreu rodeado por aqueles que amava, tendo vivido uma vida cheia de uma criatividade maravilhosa e esforço", declarou sua esposa, Lady Naipaul, em um comunicado.


Vidiadhar Surajprasad Naipaul escreveu mais de 30 livros e ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 2001. Nascido em Trinidad e Tobago, estudou Literatura inglesa na Universidade de Oxford, antes de se estabelecer na Inglaterra. Passou muito tempo viajando e se tornou um símbolo do desenraizamento moderno.


Ao conceder-lhe o Nobel, a Academia Sueca afirmou que V.S. Naipaul tinha sido premiado por "ter misturado narração perspectiva e observação incorruptível em suas obras, que nos condenam a ver a presença da história esquecida".


"V.S. Naipaul se sente cômodo somente em seu interior, no seio de sua expressão inimitável", afirmou a Academia.


Muitas de suas obras estudam os traumas das mudanças pós-coloniais. Um de seus principais romances, "Uma casa para o Sr. Biswas", trata sobre a árdua tarefa dos migrantes indianos no Caribe para se integrarem à sociedade e conservar suas raízes ao mesmo tempo.


Foi um dos primeiros galardoados com o Booker Prize, o principal prêmio literário do Reino Unido, em 1971, por "Num Estado livre".


Durante toda sua carreira, se expressou com franqueza e sem rodeios e chegou a comparar o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair com um pirata à frente de uma revolução socialista.


Falou mal das mulheres romancistas, descreveu os países pós-coloniais como sociedades pela metade e afirmou que o Islã escraviza e tenta acabar com outras culturas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)