(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Erdogan pede que turcos fortaleçam a moeda local e fala de 'guerra comercial'


postado em 10/08/2018 09:36

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan pediu nesta sexta-feira a seus compatriotas que troquem suas moedas estrangeiras para fortalecer a lira turca, afirmando que se trata de uma "luta nacional contra a guerra econômica" declarada, segundo ele, contra Ancara.

"Se vocês têm dólares, euros ou ouro debaixo do colchão, vão aos bancos trocá-los por liras turcas. É uma luta nacional", afirmou Erdogan em um discurso televisionado em Bayburt (nordeste).

A lira turca registrou nesta sexta um novo mínimo histórico em comparação ao dólar, após uma forte desvalorização em um momento de tensão diplomática entre Estados Unidos e Turquia, além de temores pela exposição de grandes bancos europeus.

A lira turca perdeu mais de um terço de seu valor em relação ao dólar e ao euro no decorrer do ano.

A queda acontece algumas horas antes de um aguardado discurso do ministro das Finanças do país, Berat Albayrak, genro do presidente Recep Tayyip Erdogan, durante o qual apresentará um "novo modelo econômico" para a Turquia.

O presidente turco afirmou na quinta-feira que a desvalorização da lira era uma consequência de "campanhas", mas não entrou em detalhes.

"Eles têm dólares, nós temos nosso povo, temos o direito e temos Alá", afirmou Erdogan.

O jornal Financial Times afirma que o Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com as consequências da crise para alguns bancos europeus que mantêm negócios na Turquia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)