(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lira turca desaba registra novo mínimo


postado em 10/08/2018 07:15

A lira turca registrou nesta sexta-feira um novo mínimo histórico em comparação ao dólar, após uma forte desvalorização em um momento de tensão diplomática entre Estados Unidos e Turquia, além de temores pela exposição de grandes bancos europeus.

A divisa turca superou pela primeira vez durante a manhã a barreira de 6 liras por um dólar, depois de perder quase 12% de seu valor.

Pouco depois se recuperou e às 8H30 GMT (5H30 de Brasília) era negociada a 5,96 por um dólar, uma desvalorização de mais de 7%.

A lira turca perdeu mais de um terço de seu valor em relação ao dólar e ao euro no decorrer do ano.

A queda acontece algumas horas antes de um aguardado discurso do ministro das Finanças do país, Berat Albayrak, genro do presidente Recep Tayyip Erdogan, durante o qual apresentará um "novo modelo econômico" para a Turquia.

O presidente turco afirmou na quinta-feira que a desvalorização da lira era uma consequência de "campanhas", mas não entrou em detalhes.

"Eles têm dólares, nós temos nosso povo, temos o direito e temos Alá", afirmou Erdogan.

O jornal Financial Times afirma que o Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com as consequências da crise para alguns bancos europeus que mantêm negócios na Turquia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)