(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Talibãs entram na cidade afegã de Ghazni


postado em 10/08/2018 02:12

Os talibãs entraram nesta sexta-feira na cidade afegã de Ghazni, capital da província do mesmo nome e situada a menos de 200 km ao sul de Cabul, onde os combates prosseguem, informaram dirigentes locais.

Segundo o chefe da polícia de Ghazni, Farid Ahmad Marshal, contactado pela AFP na manhã desta sexta-feira, "os combatentes talibãs iniciaram o ataque às 23H00 (de quinta-feira) contra as barreiras de segurança em torno da cidade e os combates com as forças de defesa prosseguem".

Ghazni é a segunda capital provincial atacada pelo Talibã em menos de três meses, após Farah (oeste), que caiu em 15 de maio mas foi rapidamente retomada pelo Exército.

"Avançaram pela cidade e dispararam morteiros contra as casas", declarou o porta-voz do governador provincial, Arif Noori, mencionando vários mortos e feridos entre os soldados, além dos "corpos de trinta talibãs caídos".

Segundo fontes de segurança, forças especiais foram "estacionadas no mês passado" por precaução "ao longo da rodovia Cabul-Kandahar", que passa por Ghazni, diante da possibilidade "de uma ofensiva dos talibãs", e "já estão em movimento para bloquear o avanço" dos rebeldes.

Yasan, morador de Ghazni, disse à AFP por telefone que "os talibãs estão na cidade e usam os alto-falantes da mesquita para dizer à população que permaneça em casa".

"Centenas de mujahedines, equipados com armas pesadas, tomaram os postos de controle da cidade", anunciou o porta-voz dos talibãs Zabihullah Maujahid, acrescentando que o ataque faz parte da "ofensiva de primavera".

No total, "140 membros das forças inimigas foram abatidos ou feridos e as perdas entre os mujahedines são pequenas", afirmou o porta-voz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)