(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indonésia retira turistas da ilha de Lombok após terremoto que deixou 81 mortos


postado em 06/08/2018 06:00

A Indonésia retirava nesta segunda-feira centenas de turistas da ilha de Lombok, depois do terremoto de domingo que matou pelo menos 91 mortos e reduziu milhares de edifícios a escombros.

O tremor de 6,9 graus de magnitude provocou cenas de pânico, exatamente uma semana depois de outro terremoto em Lombok que deixou 17 mortos.

Nesta segunda-feira, as equipes de resgate procuravam sobreviventes entre os escombros de casas, mesquitas e escolas que foram destruídas no terremoto de domingo à tarde.

"Noventa e uma pessoas morrera, 209 sofreram ferimentos graves", anunciou o porta-voz da agência nacional de desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

"Temos desafios: as estradas foram danificadas, três pontes também foram abaladas. O acesso é difícil a alguns locais e não temos funcionários suficientes", completou o porta-voz.

Ao mesmo tempo, as autoridades iniciaram uma operação para retirar 1.200 turistas das Ilhas Gili, três pequenas ilhas tropicais a poucos quilômetros da costa noroeste de Lombok que são populares entre mochileiros e mergulhadores.

De acordo com o balanço mais recente, 358 turistas, indonésios e estrangeiros, já deixaram a região mencionada. Os demais aguardam o resgate.

Um turista indonésio morreu nas Ilhas Gili e outro faleceu na vizinha Bali, o grande destino de férias do país.

Denink Ayu, recepcionista de um hotel em Gili Trawangan, a maior das três ilhas Gilis, afirmou ao canal CNN Indonesia que "todos entraram em pânico" após o terremoto.

"Agora estamos lutando pelos barcos. Todos estão em filas no porto, mas não há barcos suficientes", completou, sem conter as lágrimas.

- Tremores secundários -

O terremoto de 6,9 graus de magnitude, que danificou milhares de edifícios, foi sentido na vizinha ilha de Bali, onde moradores e turistas correram para as ruas.

Nesta segunda-feira foram registrados tremores secundários, um deles de 5,3 graus, o que provocou novas cenas de pânico.

O epicentro do terremoto de domingo foi localizado a 10 km de profundidade, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Em 29 de julho, um terremoto de 6,4 graus, porém menos profundo, deixou 17 mortos e destruiu centenas de edifícios na mesma ilha. Também provocou deslizamentos de terra, lama e pedras, que surpreenderam os alpinistas que estavam nas montanhas de Lombok - vários deles ficaram bloqueados e foram resgatados mais de 24 horas depois do tremor.

O terremoto da semana passada afetou em grande a principal cidade da ilha, Mataram.

Após o terremoto de domingo, vários pontos de Lombok ficaram sem energia elétrica e vários pacientes precisaram ser antendidos do lado de fora dos hospitais.

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas, está localizada no que é conhecido como o "cinturão de fogo" do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica. Embora o país registre inúmeros terremotos, a maioria não oferece riscos.

Em 2004, um tsunami desencadeado por um terremoto de magnitude 9,3 na costa de Sumatra, no oeste da Indonésia, deixou 220.000 mortos em vários países do Oceano Índico, dos quais 168.000 na Indonésia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)