(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Riad expulsa embaixador canadense por ingerência e chama o seu para consultas


postado em 05/08/2018 21:00

A Arábia Saudita anunciou nesta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) a decisão de expulsar o embaixador do Canadá em Riad e de chamar para consultas seu embaixador em Ottawa, devido a uma "ingerência" cometida, segundo ela, em seus assuntos internos.

As medidas decididas por Riad incluem também o congelamento das relações comerciais com o Canadá.

O reino da Arábia Saudita "não aceitará ingerências em seus assuntos internos", declarou o ministério saudita de Relações Exteriores, depois que a embaixada do Canadá pediu a libertação de militantes pró-direitos humanos presos.

"O reino anuncia que chama a consultas seu embaixador no Canadá", informou o ministério saudita.

O embaixador do Canadá em Riad tem 24 horas a partir do anúncio para abandonar o país e o reino decidiu "congelar novas transações relacionadas com o comércio e os investimentos" com o Canadá, acrescentou essa fonte.

A embaixada canadense não se tinha mostrado "gravemente preocupada" por uma nova onda de detenção de militantes pró-direitos humanos no reino.

"Pedimos às autoridades sauditas que nos libertem imediatamente, assim como a todos os demais ativistas pacíficos pró-direitos humanos", declarou embaixada na sexta-feira em um comunicado publicado no Twitter.

O ministério saudita das Relações Exteriores expressou sua reprovação com relação ao comunicado da embaixada.

"É muito lamentável que as palavras 'libertação imediata' constem do comunicado canadense", declarou o ministério. "É inaceitável nas relações entre os dois países".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)