Publicidade

Estado de Minas

Terremoto na Indonésia deixa pelo menos 19 mortos


postado em 05/08/2018 14:30

Ao menos 19 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no terremoto de 7 graus de magnitude que abalou neste domingo a ilha indonésia de Lombok.

"Os dados atualizados que recebemos informam 19 pessoas mortas no hospital de Tanjung", disse à AFP o porta-voz dos serviços de emergência e resgate da cidade de Mataram, Agus Hendra Sanjaya.

Entre os mortos estão um bebê de um ano e uma pessoa de 72 anos, informou o porta-voz, que citou pelo menos 52 feridos.

No domingo passado, um terremoto de 6,4 graus, mas a uma profundidade menor, deixou 17 mortos e destruiu centenas de edifícios na ilha de Lombok. Também provocou deslizamentos de terra que pegaram de surpresa os alpinistas que estavam nas montanhas da ilha.

O epicentro do novo tremor foi localizado a 10 km de profundidade, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), e ao noroeste de Lombok, longe dos principais pontos turísticos do sul e oeste da ilha.

Pouco depois foram registrados vários tremores secundários, um deles de 5,4 graus.

As autoridades emitiram um alerta de tsunami, que foi cancelado algumas horas depois.

O porta-voz da agência indonésia de gestão de catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que vários edifícios foram afetados em Mataram, a principal cidade de Lombok.

"Muitos eram imóveis construídos com materiais pouco sólidos", completou.

O terremoto também provocou leves danos na cidade javanesa de Bandung, a 955 km de Mataram, mas foi sentido com mais força na vizinha Bali.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade