(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia nega extradição de jornalista turco pedida por Ancara


postado em 04/08/2018 14:30

O ministro de Justiça grego recusou o pedido de extradição à Turquia do jornalista turco Turgut Kaya, condenado em seu país por participar de uma organização "terrorista", informaram fontes judiciais neste sábado (4).

Turgut Kaya foi preso pela primeira vez na Grécia em abril de 2015. Foi libertado e detido novamente em fevereiro deste ano devido a uma ordem de prisão da Interpol.

A Suprema Corte grega condenou-o no fim de maio e autorizou sua extradição para a Turquia, onde ele é condenado por participar de uma organização "terrorista", segundo a mesma fonte.

Desde então, ele está preso à espera da decisão final do Ministério da Justiça grego, instância final em casos de extradição.

Como Kaya recebeu status de asilo na Grécia, esperava-se que a extradição fosse recusada.

As relações entre Atenas e Ancara são especialmente tensas desde o golpe de Estado fracassado de 15 de julho de 2016 na Turquia.

A Grécia concedeu asilo a oito militares turcos que fugiram de seu país horas depois dos acontecimentos, e Ancara lhes acusa de ter participado do golpe. Atenas se negou a extraditá-los.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)