(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Americano detido no Vietnã por "tentativa de derrubar o governo"


postado em 03/08/2018 06:06

Um americano de origem vietnamita foi detido no início ode julho no Vietnã, acusado pelo regime de tentativa de derrubar o governo, anunciaram nesta sexta-feira sua família e uma deputada republicana do Congresso dos Estados Unidos.

Este é o segundo caso de um americano detido por razões políticas nas últimas semanas no país comunista, que intensifica a repressão.

Michael Nguyen, 54 anos, que tem quatro filhos, está detido em uma prisão de Ho Chi Minh, segundo informações do consulado dos Estados Unidos obtidas por sua família.

Ele foi detido em 7 de julho quando viajava pelo sul do Vietnã com três ativistas vietnamitas, explicou à AFP um de seus amigos, Le My Hanh. Não estava envolvido em nenhuma atividade política, afirmou o cunhado Mark Roberts.

Mimi Walters, deputada republicana na Câmara de Representantes do Congresso americano, confirmou a detenção em um comunicado e destacou que trabalha para conseguir a libertação de Nguyen.

Michael Nguyen se mudou para os Estados Unidos ao final da guerra do Vietnã em 1975, depois de fugir ao lado de milhares de pessoas do governo comunista que acabara de assumir o controle do país.

Em junho, outro cidadão americano, Will Nguyen, formado na prestigiosa Universidade de Yale, foi detido no país por "distúrbio da ordem pública" depois de participar em manifestações contra um polêmico projeto de lei para criar zonas econômicas especiais. Will Nguyen foi expulso no mês passado para os Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)