Publicidade

Estado de Minas

Calor recorde na Noruega tem levado renas a se esconder em túneis


postado em 02/08/2018 13:54

As autoridades norueguesas tiveram que pedir aos motoristas que ficassem alertas diante das renas que estão se refugiando nos túneis em busca de ar fresco, enquanto o norte da Europa sofre uma onda de calor.

"Faz muito calor há semanas no norte da Noruega. Os animais buscam abrigo em lugares mais frios", declarou nesta quinta-feira à AFP Tore Lysberg, funcionário da Statens Vegvesen, a agência do governo norueguês encarregada das estradas.

"Tanto as renas quanto as ovelhas encontram refúgio em túneis e áreas sombreadas para se refrescar", informou.

Embora este fenômeno não seja novo, este ano tem sido de maior importância dadas as altas temperaturas que foram registradas no Ártico durante o verão boreal.

Na quarta-feira foram registrados recordes para esta época do ano nas regiões mais ao norte do país, informou o Instituto Meteorológico norueguês: 31,2°C no condado de Finnmark, bem ao norte do Círculo Ártico.

A região está tão quente que desde o começo do ano teve 12 noites chamadas de "tropicais", pois as temperaturas noturnas superaram os 20°C, segundo o instituto meteorológico.

As previsões estimam que as temperaturas deverão cair a partir do final de semana.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade