(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

México diz que acertou com EUA meta para acordo preliminar do Nafta em agosto


postado em 19/07/2018 00:18

Cidade do México, 18 - Autoridades dos Estados Unidos e do México concordaram em ir adiante com as negociações para reformular o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) com vistas a alcançar um acordo preliminar até o fim de agosto, afirmou nesta quarta-feira o secretário de Economia do país hispânico, Ildefonso Guajardo.

"(O prazo) É factível de um ponto de vista técnico, mas, politicamente, você precisa de flexibilidade de todas as partes", acrescentou o economista mexicano, que atua como o negociador-chefe do México para o Nafta, em entrevista a uma estação de rádio local.

Em uma reunião de gabinete na Casa Branca nesta quarta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse ter participado de uma "boa sessão" com o vizinho ao sul a respeito do Nafta, que ele já criticou repetidamente injusto. Ele também comentou que Washington pode fechar acordos separados com México e Canadá, sugerindo que a meta de obter um acerto preliminar para o Nafta em agosto ainda é questionada na Casa Branca.

Guajardo planeja se reunir com o Representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, em Washington em 26 de julho para abordar pontos de dissenso do Nafta, como regras de conteúdo para o setor automotivo e mecanismos para solucionar disputas comerciais.

O Canadá também se juntará às negociações, disse o mexicano, sem, no entanto, oferecer datas específicas para uma nova rodada de conversas entre os três países. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)