(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresário contrário ao acordo de paz será ministro da Defesa na Colômbia


postado em 17/07/2018 17:30

O presidente eleito da Colômbia, Iván Duque, nomeou o empresário Guillermo Botero, ferrenho opositor ao acordo de paz com as Farc, como ministro da Defesa para o seu governo, que assumirá o poder em 7 de agosto com a promessa de linha dura contra o crime.

"Teremos um novo ministro da Defesa, um ministro da Defesa com grande experiência gerencial", declarou o presidente nesta terça-feira (17) em referência a Botero, atual presidente da Federação Nacional de Comerciantes (Fenalco).

Advogado sem experiência em questões de segurança, Botero, de 70 anos, questionou duramente o acordo assinado no final de 2016 pelo governo de Juan Manuel Santos que desarmou 7.000 combatentes e transformou em partido político a outrora guerrilha comunista.

Botero, que esteve à frente da Fenalco durante 15 anos, criticou especialmente o sistema de justiça criado para julgar ex-guerrilheiros e militares por crimes cometidos em meio século de conflito armado.

O ministro designado enfrentará vários desafios de segurança, incluindo o combate às dissidências das Farc, os rebeldes do ELN e as gangues narcotraficantes, todos financiados pelo crescimento histórico dos cultivos de drogas.

Além disso, deve enfrentar as centenas de assassinatos de defensores de direitos humanos e líderes sociais que ocorreram desde a assinatura da paz com as Farc.

Botero receberá de Santos, no entanto, baixas históricas nos números de homicídios e sequestros, entre outros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)