(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guterres pede diálogo e fim da violência na Nicarágua


postado em 16/07/2018 20:30

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu nesta segunda-feira o fim da violência e a retomada do diálogo na Nicarágua, país envolto em uma espiral de violência que já deixou 280 mortos em quase três meses.

"É absolutamente essencial que pare imediatamente a violência e se revitalize o diálogo nacional, porque apenas uma solução política é aceitável para a Nicarágua", declarou Guterres em San José, ao lado do presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado.

O diplomata português destacou que "é uma responsabilidade essencial do Estado a proteção de seus cidadãos, e que este princípio básico não pode ser esquecido, especialmente quando temos um número de mortos absolutamente chocante".

Guterres visitou a Costa Rica para participar do 40° aniversário da Corte Interamericana de Direitos Humanos, em San José.

O secretário-geral declarou que está em contato com as autoridades do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA) por considerar que os problemas de um país se resolvem melhor quando os vizinhos lideram o esforço multilateral.

Treze países da América Latina, entre eles Chile, Argentina, Uruguai, Costa Rica e Honduras, exigiram nesta segunda-feira - em declaração conjunta - o "fim imediato dos atos de violência" na Nicarágua e o "desmantelamento dos grupos militares".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)