(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Bomba de lava' atinge barco no Havaí e deixa 23 feridos


postado em 16/07/2018 19:00

Uma "bomba de lava" do vulcão havaiano Kilauea atingiu um barco turístico e deixou 23 feridos, um deles em estado grave, informaram os bombeiros nesta segunda-feira (16).

A embarcação fazia um "tour de lava" na Grande Ilha, que oferece passeios para ver de perto a área onde a lava toca o mar.

"O barco retornou ao cais de Wailoa em Hilo às 07h00 com 23 passageiros feridos", indicaram as autoridades locais em um comunicado enviado à AFP.

Do total, 13 foram levados ao hospital e 10 tratados no próprio local.

"Quatro foram levados em ambulâncias ao Hilo Medical Center. Três passageiros se encontravam em condição estável. Uma jovem estava em situação grave com uma fratura no fêmur. Os outros nove foram conduzidos ao hospital e o Corpo de Bombeiros determinou que seus ferimentos eram superficiais".

As autoridades não detalharam o número de pessoas a bordo nem a localização exata do incidente.

O barco ficou com um buraco no teto e uma das grades também foi danificada.

"Foi uma explosão", disse Janet Snyder, porta-voz da Prefeitura do condado do Havaí, citada no jornal "Tribune Herald". "O barco estava coberto de lava".

O Kilauea - vulcão com maior atividade do mundo - entrou em erupção em 3 de maio, forçando a evacuação de milhares de pessoas e destruindo centenas de imóveis.

A Defesa Civil informou mais cedo que uma das fissuras, a oitava, continua em erupção.

A empresa que faz os passeios, Lava Ocean, ainda não fez comentários sobre o incidente.

Em seu site pode-se ver fotos de embarcações muito próximas ao 'laze', palavra em inglês formada pela junção dos termos "lava" e "haze" (névoa), que produz uma mistura de ácido clorídrico (HCl), vapor e pequenas partículas de vidro vulcânico.

O Kilauea é um dos cinco vulcões localizados na Grande Ilha.

Os cientistas acreditam que a atividade vulcânica poderia ser precursora de uma erupção maior, similar à que ocorreu em meados da década de 1920.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)