(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE pede à China, Rússia e EUA para 'evitar o caos' de guerra comercial


postado em 16/07/2018 07:30

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu à China, Estados Unidos e Rússia, nesta segunda-feira (16), em Pequim, que "evitem o conflito e o caos", em um momento em que Washington trava uma queda de braço com seus principais sócios comerciais.

"Ainda dá tempo de evitar o conflito e o caos", declarou Tusk durante um encontro com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, lembrando que, no passado, as guerras comerciais deram lugar, com frequência, a conflitos abertos.

"Todos estamos conscientes de que a arquitetura mundial está mudando diante dos nossos olhos", declarou Tusk, lembrando que "o mundo que construímos durante décadas (...) trouxe uma Europa em paz, o desenvolvimento para a China e o fim da Guerra Fria".

"É um dever comum para Europa e China, mas também para Estados Unidos e Rússia, não destruir essa ordem mundial, mas melhorá-la, e não iniciar guerras comerciais que, tão frequentemente, levaram a conflitos abertos em nossa história", acrescentou, horas antes da cúpula dos presidentes russo e americano em Helsinque.

"Por isso, peço aos nossos anfitriões chineses e também aos presidentes Trump e Putin que se comprometam juntos com um processo de reforma completo da OMC (Organização Mundial do Comércio)", insistiu Tusk.

O presidente do Conselho Europeu está em Pequim com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, por ocasião da cúpula anual China-UE.

Os dois se reúnem nesta segunda com o presidente chinês, Xi Jinping.

"Estamos de acordo em dizer que, dadas as circunstâncias internacionais atuais, é importante defender o multilateralismo e o livre-comércio", declarou Li Keqiang.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)