(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pena de morte para extremista islâmico por atentados em Jacarta em 2016


postado em 22/06/2018 06:12

Um extremista islâmico foi condenado nesta sexta-feira à pena de morte na Indonésia por ter ordenado os atentados de 2016 em Jacarta, os primeiros ataques fatais reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) no sudeste asiático.

O pregador Aman Abdurrahman foi "declarado culpado de ter cometido um ato de violência e condenado à pena de morte", afirmou o presidente do tribunal, Akhmad Zaini, ao anunciar o veredicto.

O juiz recordou o envolvimento do extremista em outros ataques.

O condenado não reagiu no momento do anúncio da sentença, mas pouco depois fez alguns gestos a seus advogados, abaixou para beijar o chão e pronunciou palavras inaudíveis.

Um de seus advogados, Asludin Hatjain, afirmo que a decisão é "injusta" porque não foram apresentadas provas suficientes para comprometer seu cliente.

Aman Abdurrahman é considerado o líder de fato de todos os seguidores do EI na Indonésia e é o líder espiritual do movimento extremista islamita Jamaah Ansharut Daulah (JAD). O pregador tem contato com os dirigentes do EI e é o principal tradutor de sua propaganda na Indonésia, segundo analistas.

A Promotoria havia solicitado a pena de morte. Os atentados de Jacarta deixaram quatro mortos, além dos quatro homens-bomba.

Um café da rede Starbucks e um posto policial foram destruídos no centro da capital do país, um local que reúne várias lojas, os escritórios de várias agências da ONU e embaixadas.

As autoridades indonésias consideram que o JAD, que jurou lealdade ao EI, também está envolvido nos atentados de maio em Surabaya, segunda maior cidade do país. Duas famílias, incluindo duas meninas de 9 e 12 anos, atacaram uma igreja e uma delegacia de polícia e mataram 13 pessoas.

Os 13 agressores morreram nos atentados.

Abdurrahman está detido desde 2010, mas conseguiu recrutar militantes em nome do EI, de acordo com analistas.

O JAD, criado em 2015, seria integrado por mais de 20 grupos extremistas indonésios que juraram lealdade ao líder do EI, Abu Bakr al-Bagdadi, segundo o Departamento de Estado americano.

Além dos atentados de Jacarta em 2016, o JAD está por trás de outro ataque, cometido em 2017 contra um ponto de ônibus na capital, que matou três policiais e deixou vários feridos.

A Indonésia, país muçulmano de maior população do mundo, enfrenta há muitos anos um movimento extremista islâmico. Após os atentados de Bali em 2002 (202 mortos, incluindo vários estrangeiros), as autoridades iniciaram uma grande ofensiva contra os extremistas e reduziram a influência das redes mais perigosas, de acordo com analistas.

Mas o temor de um ressurgimento dos grupos extremistas aumentou recentemente. Centenas de indonésios viajaram ao exterior para lutar em nome do EI.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)