Jornal Estado de Minas

Âncora de TV chora ao anunciar que Trump envia filhos de imigrantes ilegais para centros de detenção

“A AP acabou de encaminhar uma notícia urgente”, disse ao vivo a âncora do canal norte-americano MSNBC, Rachel Maddow. “Isso é inacreditável… a administração de Trump tem enviado bebês e crianças jovens…”, continua a jornalista até que, emocionada, interrompe a fala. “Para pelo menos três abrigos…”, Rachel tenta continuar a leitura. “Coloquem as imagens disso”, pede para a produção. “Acho que vou ter que parar por aqui”, desabafa. As imagens viralizaram nas redes sociais. A história que Rachel Maddow tentou, sem sucesso, contar é o resultado de uma investigação da Associated Press (AP) que demonstrou que o governo Trump tem enviado bebês e crianças pequenas para “abrigos”, após serem forçadamente separadas dos pais. “Médicos e advogados que visitaram os locais o descreveram como ‘salas de jogos’  nas quais crianças em idade de pré-escola estão em crise”, noticiou a AP.
“O governo planeja, ainda, construir um quarto abrigo para que centenas de crianças sejam colocadas”, afirma o texto. 
 
Depois do ocorrido, Rachel Maddow escreveu no twitter sobre o incidente. “Peço perdão por ter perdido a postura por um momento. Não foi a minha intenção, nem por um segundo”, desabafou a apresentadora. “O meu trabalho é, entre outras coisas, ser capaz de falar na televisão. O que eu estava tentando fazer – quando de repente não consegui – era ler essa nota”, explicou. A jornalista publicou, na íntegra, o texto que teria lido no telejornal.

A administração de Trump está enviando bebês e crianças pequenas, que foram forçadamente separadas dos pais, para, pelo menos, três “abrigos de tenra idade” no sul do Texas. Médicos e advogados que visitaram os locais o descreveram como ‘salas de jogos’  nas quais crianças em idade de pré-escola estão em crise.
Décadas após o sistema nacional de bem estar infantil ter acabado com orfanatos por preocupação com o psicológico de crianças, o poder público está inaugurando instituições para manter crianças da América Central que foram separadas dos pais. “Pensar que eles colocarão crianças tão pequenas nessas instituições. É difícil para até pensar nisso”, disse Kay Bellor, vice presidente de programas sociais no Lutheran Immigration and Refugee Service. “Bebês estão sendo detidos”

A declaração de Rachel foi compartilhada 15 mil vezes e curtida por 60 mil pessoas até a publicação desta reportagem.

Desde que a Casa Branca anunciou sua política de “tolerância zero” com os imigrantes ilegais, mais de 2,3 mil crianças foram forçadas a se separar dos pais na fronteira dos EUA com o México. Há, também, relatos e imagens de crianças colocadas em gaiolas nas estações policiais americanas na fronteira. A ONU, membros dos partidos Republicano e Democrata e grupos religiosos dos EUA criticaram a medida de Donald Trump e a classificaram como “desumana”. 
 
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohem  
.