(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Buscas por desaparecidos após erupção vulcânica são encerradas


postado em 17/06/2018 16:06

As autoridades da Guatemala encerraram neste domingo (17) as buscas por desaparecidos na área devastada por uma violenta erupção do vulcão de Fogo no início de junho, deixando ao menos 110 mortos.

O porta-voz da Coordenação para Redução de Desastres (Conred), David de León, informou a jornalistas que a decisão sobre as quase duas centenas de desaparecidos foi tomada em uma reunião com as autoridades do departamento de Escuintla - área mais afetada pela fúria do vulcão.

"Foi determinado que as ações de busca sejam suspensas definitivamente nas comunidades de San Miguel Los Lotes e El Rodeo, no município de Escuintla, indicando no relatório em que se declara que a área é inabitável e de alto risco", comentou o funcionário da Conred, encarregado da defesa civil na Guatemala.

Explicou também que o documento foi assinado por representantes das instituições envolvidas e que, na prática, as atividades de busca estavam suspensas desde a tarde de sexta-feira devido às condições climáticas.

No entanto, não informou se a área será declarada como cemitério.

Em 3 de junho, a erupção potente do vulcão de Fogo enterrou diversas comunidades. A mais afetada foi a de San Miguel Los Lotes, onde quase diariamente moradores e equipes de resgate ingressavam para tentar resgatar os desaparecidos entre toneladas de escombros.

Dados oficiais indicam que a erupção deixou 110 mortos, 197 desaparecidos e 3.617 pessoas seguem alojadas em 17 albergues temporários como escolas e salas comunitárias.

Entretanto, De León declarou que na área de Alotenanfo, Sacatepéquez, o corpo de bombeiros voluntário decidiu fazer uma exceção e continuar com a busca de dois companheiros desaparecidos no dia da tragédia.

Comentou também que o vulcão de Fogo gera de quatro a cinco explosões por hora que expelem colunas de cinzas até cerca de mil metros acima da cratera, de 3.763 metros de altura e a 35 km ao sudoeste da capital.

Além disso, na parte da tarde foram registradas fortes chuvas, monitoradas por poderem causar avalanches de lama e sedimentos vulcânicos que destroem tudo por onde passam.

Na Guatemala, também estão ativos os vulcões de Pacaya e Santiaguito, que nos últimos dias aumentaram sua fúria e mantém a população e as autoridades em alerta, segundo informe do instituto de Vulcanologia (Insivumeh).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)