(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

San Francisco elege primeira prefeita negra


postado em 14/06/2018 19:06

San Francisco terá London Breed como primeira prefeita negra, depois de uma apertada eleição nesta liberal cidade californiana, onde a população afro-americana está em declínio.

Breed, de 43 anos, venceu com pouco mais de 50% dos votos Mark Leno, após uma campanha na qual destacou sua modesta educação e prometeu responder à severa crise de moradia vivida na cidade.

"Não importa de onde você venha, não importa o que você decida fazer na vida, você pode fazer o que quiser", disse Breed, que será a única mulher à frente de uma das 15 principais cidades nos Estados Unidos.

Ex-presidente do Conselho de Supervisores de San Francisco, Breed venceu eleições que aconteceram em 5 de junho, mas cujo resultado demorou por conta da estreita diferença.

Seu adversário, Mark Leno, que teria sido o primeiro prefeito de San Francisco abertamente homossexual, reconheceu sua derrota nesta quarta-feira.

"Ela é uma mulher jovem e valiosa. Fará um grande trabalho e lhe desejamos o melhor. Seu sucesso será o sucesso de San Francisco", disse Leno.

O jornal San Francisco Chronicle destacou que sua vitória é especial notável porque o "exagerado custo de vida expulsou da cidade grande parte da classe média negra".

As estatísticas mostram que a população negra nesta cidade é de apenas 5%, e a maior parte vive em moradias públicas, de acordo com o Chronicle.

Dos 41.000 funcionários eleitos nos Estados Unidos, cerca de 2% são mulheres negras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)